sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A energia dos crocodilos

Na última madrugada, os Florida Gators (uma das equipas com maior sucesso dos últimos anos) conquistaram o título mais ambicionado do futebol americano. Na final contra os Oklahoma Sooners, a equipa liderada por Tim Tebow, um dos quarterbacks mais promissores do College Football, levou a melhor (24-14), numa partida marcada por uma exibição sólida e cheia de energia.

No entanto, este texto nada tem a ver com a vitória de ontem. Alías... do que já foi escrito, interessa-nos apenas a equipa, os Florida Gators, e a energia. Fica-nos a faltar apenas um ingrediente, que será a pedra de toque deste texto... a bebida energética Gatorade.

Para alguns, a história não será desconhecida. Outros há que já desconfiam do que estará explicada nas próximas linhas. Levantemos então o véu para explicar como surgiu a Gatorade, uma das bebidas energéticas mais famosas a nível mundial.

Decorria o ano de 1965 e o treinador de futebol americano dos Florida Gators, Ray Graves, estava irritado com a resistência e capacidade física dos seus jogadores. Para resolver o problema, pediu ajuda ao médico da equipa, que fazia parte da equipa de investigação da Universidade da Flórida, juntamente com Robert Cade, Dana Shires, Harry James Free e Alejandro de Quesada.

A solução encontrada foi criar uma bebida à base de água, que continha ainda sódio, açúcar, potássio, fosfato e sumo de limão. Em homenagem à quem a tinha pedido, a bebida ficou conhecida como Gatorade. Bonito, não? Talvez, mas a história não fica por aqui.

Dois anos depois, em 1967, os Florida Gators venceram os Georgia Tech Yellow Jackets na final da Orange Bowl, uma das finais mais importantes do futebol americano universitário. A bebida, conhecida pelos adversários, tornou-se um fenómeno e serviu mesmo de desculpa para o treinador dos Yellow Jackets, Bud Carson. "Por que é que perdemos? Não tínhamos Gatorade. Isso fez toda a diferença", explicou.

Assistia-se à criação de um mito.

1 comentário:

m disse...

Caro amigo proponho-lhe uma troca de links

http://www.bancadapoente.blogspot.com/

obrigado