quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Quebra de barreiras

Na semana em que o Mundo foi notícia pela tomada de posse do primeiro presidente negro nos Estados Unidos, o Qatar deu um enorme passo para a quebra de uma barreira: o estatuto da mulher.

No próximo mês, de 8 a 10 de Fevereiro, realiza-se em território qatari a Ladies Tour of Qatar, prova de ciclismo que reúne 15 equipas de cinco continentes diferentes. A medida é vista com bons olhos pelo panorama ciclista internacional e encarado como uma prova inequívoca da vontade dos responsáveis de abrir horizontes ao desporto feminino num país onde as clivagens de género são ainda bastante vingadas.

Segundo Christian Prudhomme, director do Tour, "este é um verdadeiro gesto político". Já o xeique Khalid Bin Ali Abdulla Al Thani referiu, durante a apresentação da prova realizada hoje em Paris, que "é preciso dar lugar às mulheres" e que a iniciativa pretende "desenvolver o desporto feminino no Qatar, pouco a pouco".

Contudo, apesar do "verdadeiro impulso", nas palavras do presidente da federação qatari de ciclismo, a prova não contará com qualquer concorrente qatari ou da área do Golfo.

Sem comentários: