segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Quem é Quem...
...Kenny Cooper

Com a vitória dos Columbus Crew na fina da MLS, disputada ontem, frente aos New York Red Bulls, foi anunciada a equipa da temporada.

Guarda-redes: Jon Busch (Chicago Fire)
Defesas: Jimmy Conrad (Kansas City Wizards), Bakary Soumare (Chicago Fire), Chad Marshall (Columbus Crew)
Médios: Cuauhtémoc Blanco (Chicago Fire), Guillermo Barros Schelotto (Columbus Crew), Robbie Rogers (Columbus Crew), Shalrie Joseph (New England Revolution), Sacha Kljestan (Chivas USA)
Avançados: Kenny Cooper (F.C. Dallas), Landon Donovan (Los Angeles Galaxy)

Com alguns nomes conhecidos para a maior parte da população europeia com interesse futebolístico como Landon Donovan, melhor jogador do campeonato e que teve papel activo na desilusão de Portugal no Mundial'2002, o mexicano Blanco, que surpreendeu o Mundo com a finta peculiar no Mundial de França e o argentino Guillermo Barros Schelotto, histórico jogador do Boca Juniors. Outro há que, apesar de não ser reconhecido, tem uma ligação muito maior a Portugal do que os restantes. Vai falar-se de Kenny Cooper.

Na verdade, o verdadeiro Kenny Cooper, por assim dizer, nasceu há mais tempo e depois de ter feito parte da equipa de reservas do Blackburn Rovers, fez carreira nos Dallas Tornados. Quis o destino que o filho dele viesse a ter mais sucesso. Kenny Cooper Jr tem 24 anos e, tal como o pai, começou a carreira num clube inglês (Manchester United), sem contudo nunca ter representado a principal equipa.

Em 2004/2005, Cooper tentou a sorte noutro país europeu e veio para Portugal. A Académica recebeu-o mas, apesar de ter vindo rotulado como "goleador do Manchester United" teve uma passagem muito fugaz por Portugal, à semelhança de outros jogadores oriundos do Reino Unido. Não tão pouco como Nial Quinn, não tanto como Brian Deane, mas talvez ao nível de Alan Mahon.

Nessa época, pela Briosa, Cooper actuou em dez jogos, mas fez apenas 317 minutos. Além de tempo jogado, conseguiu somar apenas um cartão amarelo e golos... nem vê-los. Actuou dois minutos no Municipal contra o Benfica e na partida contra o Sporting não saiu do banco. Em Janeiro, abandonou o clube de regresso a Inglaterra, para vestir as cores do Oldham.

No entanto, a história do pai voltaria a entrar em acção e Kenny Cooper cruzou o Atlântico para jogar pela equipa de... Dallas. O FC Dallas. Esta época, não houve "pai" para ele e marcou 18 golos em 30 jogos, ficando apenas atrás de Landon Donovan. A época de sonho valeu-lhe o prémio de "Comeback Player of the Year" e a chamada à selecção norte-americano para a partida da semana passada com a Guatemala.

Agora, a hipótese de voltar ao Velho Continente está em equação e Eintracht Frankfurt e Borussia Mönchengladbach já demonstraram interesse. Com apenas 24 anos, Kenny Cooper pode cortar os laços que o ligam ao pai e começar a construir um futuro original.

Sem comentários: