sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Rivalidades históricas
Harvard vs Yale

O desporto está marcado pelas inúmeras rivalidades, sejam elas em que modalidade for. Neste sábado, o futebol americano universitário nos Estados Unidos vai parar para assistir a um dos jogos mais esperados do ano, também seguido a nível internacional: Harvard contra Yale.

As duas universidades são reconhecidas mundialmente e vistas entre as melhores do Mundo. Se em Londres, Oxford e Cambridge digladiam-se há mais de um ano nas margens do Tamisa, numa prova de remo, nos Estados Unidos, são Harvard e Yale que se encontram num estádio com um ambiente fantástico.

São a primeira e terceira universidades mais antigas nos Estados Unidos (William & Mary é a segunda) e defrontam-se em recintos construídso no início do século XX: o The Stadium (1903) e o The Bowl (1914), que têm tanto de valor desportivo como de valor histórico.

No final do século XIX, o presidente da universidade de Yale (New Haven, Connecticut), Bart Giamatti, apelidou o jogo como "a última beleza do século nos Estados Unidos". A partida apela a todos e vários presidentes (FD Roosevelt, George Bush senior, George W. Bush, John Kennedy, William Howard Taft, entre outros) presenciaram ao vivo, quer como caloiros ou veteranos.

Sem uma implicação clara no desempenho desportivo da temporada, um antigo treinador de Harvard, Joe Restic, rouba as declarações a Juskowiak, quando aborda o dérbi Sporting-Benfica: "A vitória torna o Inverno mais quente. E muito frio se se perder".

Tal como outras rivalidades no futebol americano universitário, a partida é conhecida como The Game. A partida de amanhã será a 125.ª entre os Harvard Crimson e os Yale Bulldogs desde 1875. Neste momento, Yale lidera com 65 vitórias, contra 51 de Harvard.

Apesar do saldo negativo, Harvard tem sido mais forte nos últimos anos. Nas últimas sete edições, Yale venceu apenas em 2006. No ano passado, Harvard venceu por 37-6 no terreno do adversário. Este ano defende o "título" em casa.

Sem comentários: