segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Mas... mas... mas... e agora?

Não são sinais de gaguez, mas de indecisão. Vamos falar num cenário hipotético. Última jornada de um campeonato e há quatro equipas a lutar pelo título. Os estádios estão cheios e os adeptos ávidos que as partidas acabem para poderem festejar um título, que para alguns é uma reconquista e para outros é um feito singular na história do clube.

Das quatro equipas, três seguem com os mesmos pontos e uma está ligeiramente mais atrás, a precisar de um milagre. Os jogos começam, à tarde, e todos à mesma hora. Não é preciso esperar muito para surgir o primeiro golo e os primeiros gritos de êxtase. "Se acabasse agora...", pensam alguns, pedindo por tudo que não aconteça mais nada.

No entanto, como não poderia deixar de ser num campeonato onde os golos surgem uns atrás dos outros, as outras equipas adiantam-se também. Estão todas em vantagem. E como é o confronto directo, poderão estar a pensar alguns. Outros fazem contas aos golos e à necessidade de ganhar por muitos. Indiferente.

O jogo acaba e aquele dia de festa torna-se num adiamento. Não há campeão. Estamos na Argentina. Prossigamos então agora pelo cenário real. Boca Juniors, Tigre e San Lorenzo terminaram hoje as 19 jornadas do torneio de Abertura em igualdade pontual. Os critérios argentinos são claros e em caso de empate terá de haver uma finalíssima.

Contudo, desta vez são três equipas, por isso a festa vai seguir e vai haver um triangular. É uma situação estranha e não sei se será apenas muito invulgar ou mesmo inédita. A verdade é que o futebol até tem a ganhar com esta emoção e com os jogos extra.

Comparativamente, é um critério muito mais espectacular do que o que se vive no fundo da tabela. O River Plate, campeão do Clausura em título, ficou em último. "Segundona"? Nada disso. O modelo argentino foi alterado há uns anos exactamente para evitar que os cinco grandes desçam. Os millionarios safam-se porque o critério é a média de pontos dos últimos anos.

Argentina, Argentina...

Sem comentários: