terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Jogo sem regras

Quantos de nós já participaram num jogo sem conhecer as regras na perfeição? Na verdade, até no futebol, o desporto que passa diariamente na televisão, às vezes com múltiplos jogos, existem situações em que a situação é difícil de definir porque remetem para formas de actuação muito invulgares.

Ainda assim, todos nós nos consideramos suficientemente aptos para ver um jogo e analisar se as situações estão a ser bem ajuizadas ou não. No campo oposto, está o futebol americano. Poucos são os portugueses que os dominam, muito por culpa de só termos um jogo por ano (o da Super Bowl) transmitido por canais portugueses. Aqui, não se sabem as regras. Vê-se o jogo, ouvem-se os comentadores explicar o pequeno manancial para interpretar a partida e pouco mais.

De certa forma, sentimo-nos ignorantes, mas ávidos de acolher uma nova realidade e aumentar a nossa capacidade de conhecimento do jogo. Ainda assim, um recente trabalho da ESPN demonstrou que não somos os únicos. Recentemente, o jogo entre os Philadelphia Eagles e os Cincinnati Bengals terminou empatado. Após um prolongamento, a situação manteve-se e os árbitros deram por terminada a partida (para alguns cairá agora o mito de que no desporto americano nunca há empates), de acordo com as leis do jogo.

O quarterback dos Eagles, Donovan McNabb, deu o primeiro passo para a descoberta do verdadeiro conhecimento dos jogadores e revelou que não sabia que um jogo da NFL poderia terminar empatado. Foi apenas a pedra de toque.

A partir daqui, a ESPN partiu para uma aventura em busca de jogadores que pudessem esclarecer com propriedade algumas situações invulgares do jogo. O resultado foi catastrófico como se pode ver aqui.

1 comentário:

PedroSilva disse...

Credo... também gostava de receber aqueles milhões para jogar um jogo que desconheço profundamente...
Great article